1 Acolhida
2 Oração Inicial
3 Tema do Mês
São José, guiai-nos no caminho da vida.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém.[1] (Papa Franciso)
O “Ano especial de São José”[2] que estamos vivendo e se encerrará brevemente, em 08/12/2021, tem, entre outros, dois importantes objetivos: a) “perpetuar a dedicação de toda a Igreja ao poderoso patrocínio do Guardião de Jesus”[3] e, b) oferecer aos fiéis “a oportunidade de empenhar-se, com orações e boas obras, para alcançar, com a ajuda de São José, chefe da celeste Família de Nazaré, consolo e alívio para as graves tribulações humanas e sociais que afligem o mundo contemporâneo”[4]. Vejamos:
Completa-se hoje (08/12/2020) o 150º aniversário do decreto Quemadmodum Deus, pelo qual o Beato Pio IX, movido pelas circunstâncias graves e lamentáveis em que se encontrava a Igreja perseguida pela hostilidade dos homens, declarou São José Padroeiro da Igreja Católica.
Para perpetuar a dedicação de toda a Igreja ao poderoso patrocínio do Guardião de Jesus, Papa Francisco estabeleceu que, a partir de hoje, aniversário do decreto de proclamação, bem como dia consagrado à Virgem Imaculada, esposa do casto José, até 8 de dezembro de 2021, se celebre um Ano especial de São José, no qual cada fiel, seguindo o seu exemplo, possa fortalecer diariamente a própria vida de fé no pleno cumprimento da vontade de Deus.
Todos os fiéis terão assim a oportunidade de empenhar-se, com orações e boas obras, para alcançar, com a ajuda de São José, chefe da celeste Família de Nazaré, consolo e alívio para as graves tribulações humanas e sociais que afligem o mundo contemporâneo.
A devoção ao Guardião do Redentor desenvolveu-se amplamente ao longo da história da Igreja, que não só lhe atribui o mais elevado culto depois do da Mãe de Deus, sua esposa, mas também lhe confiou muitos patrocínios.
O Magistério da Igreja, de bom grado, continua a descobrir antigas e novas grandezas neste tesouro que é São José, como o pai de família “que tira do seu tesouro coisas novas e coisas antigas” (Mt 13,52). (Cardeal Mauro Piacenza)[5]
O Papa Francisco, na Carta Apostólica Patris Corde, manifestou-se claramente que “o objetivo desta carta apostólica é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”.[6] Vejamos:
«Levanta-te, toma o menino e sua mãe» (Mt 2, 13): diz o anjo da parte de Deus a são José.
O objetivo desta carta apostólica é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo.
Com efeito, a missão específica dos Santos não é apenas a de conceder milagres e graças, mas de interceder por nós diante de Deus, como fizeram Abraão e Moisés, como faz Jesus, «único mediador» (1 Tm 2, 5), que junto de Deus Pai é o nosso «advogado» (1 Jo 2, 1), «vivo para sempre, a fim de interceder por [nós]» (Heb 7, 25; cf. Rm 8, 34).
Os Santos ajudam todos os fiéis «a tender à santidade e perfeição do próprio estado». A sua vida é uma prova concreta de que é possível viver o Evangelho.[7] (Papa Franciso)
Em complemento a estes objetivos gerais do Ano Especial de São José, algumas instituições que têm São José como patrono receberam, ao longo de suas histórias, outros chamados, os quais assumem no Ano especial de São José grande relevância. Para a Congregação dos Oblatos de São José, e, portanto, para toda a Família Josefino-Marelliana, um importante chamado foi anunciado pelo Papa Francisco na mensagem que o Papa apresentou aos participantes no Capítulo Geral dos Oblatos de São José, ocorrido em 2018.[8]
“Às pessoas de todas as partes do mundo e em particular aos jovens, aos quais se dirige em grande parte o vosso apostolado, vós ensinais, com a vida e com as palavras, que o exemplo de José de Nazaré, consagrado plenamente ao serviço de Jesus, ainda é o caminho mais simples, mais seguro e mais fascinante para realizar plena e jubilosamente a vida e a vocação cristã”.[9] (Papa Francisco)
Que bela exortação do Papa Francisco: o exemplo de José de Nazaré, consagrado plenamente ao serviço de Jesus, ainda é o caminho mais simples, mais seguro e mais fascinante para realizar plena e jubilosamente a vida e a vocação cristã. Acolhamos esta exortação e tomemos, como fruto do Ano de São José, o firme propósito de caminhar, na companhia e sob a proteção de São José. Mais detalhes sobre esta proposta veremos na próxima edição da Semente de Espiritualidade Josefina.
4 Reflexão e Partilha
Partilhar sobre estas considerações do Papa Francisco: a) O objetivo desta carta apostólica é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo. b) O exemplo de José de Nazaré, consagrado plenamente ao serviço de Jesus, ainda é o caminho mais simples, mais seguro e mais
5 Compromisso do Mês
Recomendamos rezar diariamente esta oração proposta pelo Papa Francisco: Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem. Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém.[10]
6 Oração Final
[1] Papa Francisco. Carta Apostólica Patris Corde. Exortação final e oração.
[2] Cronologicamente o Ano especial de São José compreende o período entre 08/12/2020 e 08/12/2021 conforme decreto promulgado pelo Papa Francisco.
[3] Cardeal Mauro Piacenza. Penitenciário-Mor. Documento: Indulgências especiais concedidas por ocasião do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco para celebrar o sesquicentenário da proclamação de São José como Padroeiro da Igreja Universal. 08/12/2020.
[4] Cardeal Mauro Piacenza. Penitenciário-Mor. Idem.
[5] Cardeal Mauro Piacenza. Penitenciário-Mor. Idem.
[6] Papa Francisco. Carta Apostólica Patris Corde. Exortação final e oração.
[7] Papa Francisco. Carta Apostólica Patris Corde. Exortação final e oração.
[8] Papa Francisco, mensagem aos participantes no Capítulo Geral dos Oblatos de São José. 31/08/2018
[9] Papa Francisco, mensagem aos participantes no Capítulo Geral dos Oblatos de São José. 31/08/2018.
[10] Papa Francisco. Carta Apostólica Patris Corde. Exortação final e oração.
