Com São José somos chamados a construir comunidades protetoras das vocações. (Semente de Espiritualidade Josefina. Agosto/2023)

Se preferir ler esta Semente de Espiritualidade Josefina no formato pdf pode baixar o arquivo que colocamos no final desta publicação.

1 Acolhida

2 Oração Inicial

3 Tema do Mês

Com São José somos chamados a construir comunidades protetoras das vocações.

A vida comunitária, na família, na paróquia, na comunidade religiosa ou em qualquer outra, compõe-se de tantos pequenos detalhes diários. Assim acontecia na comunidade santa formada por Jesus, Maria e José, onde se refletiu de forma paradigmática a beleza da comunhão trinitária. E o mesmo sucedia na vida comunitária que Jesus transcorreu com os seus discípulos e o povo simples.”.[1]  (Papa Francisco)

Na Semente de Espiritualidade Josefina de janeiro de 2023[2] refletimos sobre uma importante orientação do Papa Franciso: “o exemplo de José de Nazaré é o caminho mais simples, mais seguro e mais fascinante para realizar a vocação cristã”. Relembremos:

“Às pessoas de todas as partes do mundo e em particular aos jovens, aos quais se dirige em grande parte o vosso apostolado, vós ensinais, com a vida e com as palavras, que o exemplo de José de Nazaré, consagrado plenamente ao serviço de Jesus, ainda é o caminho mais simples, mais seguro e mais fascinante para realizar plena e jubilosamente a vida e a vocação cristã”.[3] (Papa Francisco)

Continuando nosso estudo sobre as vocações, e tendo em mente este precioso ensinamento do Papa Francisco, vejamos um outro importante ensinamento do Papa Francisco.

11) Com a Sagrada Família de Nazaré aprendamos o grande valor que tem a vida comunitária no amadurecimento vocacional, na fuga das tentações e na proteção das vocações.

Na Exortação Apostólica Alegrai-vos e Exultai (Sobre o Chamado à Santidade no Mundo Atual), em seu item 140 e seguintes, o Papa Francisco, nos ensina:

É muito difícil lutar contra a própria concupiscência e contra as ciladas e tentações do demônio e do mundo egoísta, se estivermos isolados. A sedução com que nos bombardeiam é tal que, se estivermos demasiado sozinhos, facilmente perdemos o sentido da realidade, a clareza interior, e sucumbimos.[4] (Papa Francisco)

Neste mesmo documento, após citar alguns exemplos de santos que realizaram atos heroicos para testemunhar a fé e permanecer firmes na vocação recebida o Papa Francisco nos relembra que a vida comunitária é essencialmente composta de pequenos detalhes diários e cita o exemplo da Família de Nazaré. Vejamos:

Contudo estas experiências não são o mais frequente, nem o mais importante. A vida comunitária, na família, na paróquia, na comunidade religiosa ou em qualquer outra, compõe-se de tantos pequenos detalhes diários. Assim acontecia na comunidade santa formada por Jesus, Maria e José, onde se refletiu de forma paradigmática a beleza da comunhão trinitária. E o mesmo sucedia na vida comunitária que Jesus transcorreu com os seus discípulos e o povo simples.[5] (Papa Francisco)

Lembremo-nos como Jesus convidava os seus discípulos a prestarem atenção aos detalhes:

– o pequeno detalhe do vinho que estava a acabar numa festa;

– o pequeno detalhe duma ovelha que faltava;
– o pequeno detalhe da viúva que ofereceu as duas moedinhas que tinha;
– o pequeno detalhe de ter azeite de reserva para as lâmpadas, caso o noivo se demore;
– o pequeno detalhe de pedir aos discípulos que vissem quantos pães tinham;
– o pequeno detalhe de ter a fogueira acesa e um peixe na grelha enquanto esperava os discípulos ao amanhecer.[6] (Papa Francisco)

A comunidade, que guarda os pequenos detalhes do amo e na qual os membros cuidam uns dos outros e formam um espaço aberto e evangelizador, é lugar da presença do Ressuscitado que a vai santificando segundo o projeto do Pai.[7] (Papa Francisco)

Contra a tendência para o individualismo consumista que acaba por nos isolar na busca do bem-estar à margem dos outros, o nosso caminho de santificação não pode deixar de nos identificar com aquele desejo de Jesus: «que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti» (Jo 17, 21).[8] (Papa Francisco)

Como nos lembrou o Papa Francisco, a vida comunitária compõe-se de pequenos detalhes:

“A vida comunitária, na família, na paróquia, na comunidade religiosa ou em qualquer outra, compõe-se de tantos pequenos detalhes diários. Assim acontecia na comunidade santa formada por Jesus, Maria e José, onde se refletiu de forma paradigmática a beleza da comunhão trinitária. E o mesmo sucedia na vida comunitária que Jesus transcorreu com os seus discípulos e o povo simples.”.[9]  (Papa Francisco)

Tento em mente estes ensinamentos do Papa Francisco, em especial o seu paternal testemunho que nos presentou quando o visitamos, aprendamos com o exemplo de São José: a) que somos chamados a construir comunidades protetoras das vocações, e b) “o exemplo de José de Nazaré, consagrado plenamente ao serviço de Jesus, ainda é o caminho mais simples, mais seguro e mais fascinante para realizar plena e jubilosamente a vida e a vocação cristã”.

4 Reflexão e Partilha

Partilhar sobre as os ensinamentos do Papa Francisco e do Papa São João Paulo II contidos nesta Semente de Espiritualidade Josefina.

5 Compromisso do Mês

Participar na sua comunidade paroquial das ações previstas para este mês das vocações.

6 Oração Final


[1] Papa Francisco. Exortação Apostólica Alegrai-vos e Exultai (Sobre o Chamado à Santidade no Mundo Atual). Itens 15 e 16.

[2] Centro Internacional Josefino-Marelliano. Semente de Espiritualidade Josefina de janeiro de 2023

[3] Papa Francisco, mensagem aos participantes no Capítulo Geral dos Oblatos de São José. 31/08/2018.

[4] Papa Francisco. Exortação Apostólica Alegrai-vos e Exultai (Sobre o Chamado à Santidade no Mundo Atual). Item 140.

[5] Papa Francisco. Exortação Apostólica Alegrai-vos e Exultai (Sobre o Chamado à Santidade no Mundo Atual). Item 143.

[6] Papa Francisco. Exortação Apostólica Alegrai-vos e Exultai (Sobre o Chamado à Santidade no Mundo Atual). Item 144.

[7] Papa Francisco. Exortação Apostólica Alegrai-vos e Exultai (Sobre o Chamado à Santidade no Mundo Atual). Item 145.

[8] Papa Francisco. Exortação Apostólica Alegrai-vos e Exultai (Sobre o Chamado à Santidade no Mundo Atual). Item 146.

[9] Papa Francisco. Exortação Apostólica Alegrai-vos e Exultai (Sobre o Chamado à Santidade no Mundo Atual). Itens 15 e 16.

Esta Semente de Espiritualidade Josefina está disponivel em pdf. Ver abaixo:

Deixe um comentário