1 Acolhida
2 Oração Inicial
3 Tema do Mês
Com José e com Maria,
rezemos por numerosas e santas vocações
“Nossa Senhora, como também o próprio Jesus, viveu estas duas dimensões da atividade humana, numa síntese singular e perfeita. Como esposa de José e mãe de Jesus, foi dona de casa em Nazaré, empenhada na criação e educação do seu Filho segundo a vontade de Deus. E quando Ele deixou a casa e o trabalho de carpinteiro para se dedicar totalmente à obra de salvação que Lhe fora confiada por Deus Pai, ela seguiu-O com profunda fidelidade até à Cruz e Ressurreição, tornando-se modelo e mãe da Igreja.”[1] (São João Paulo II)
Continuamos nossos estudos sobre as vocações e hoje somos motivados a um importante compromisso: rezar pelas vocações e pelos vocacionados.
16) Com José e com Maria, rezemos por numerosas e santas vocações.
O Papa São João Paulo II durante a oração REGINA CAELI, em 03/05/1998, manifestou sua alegria pela ordenação de novos sacerdotes para a Igreja. Vejamos:
Celebra-se hoje o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Ele ocorre neste IV Domingo de Páscoa, chamado também «Domingo do Bom Pastor», porque na Liturgia é proclamada a conhecida página do Evangelho de João, na qual Cristo Se apresenta, precisamente, como «o bom pastor» que «dá a vida pelas suas ovelhas» (Jo 10, 11). Neste contexto litúrgico, de modo particular significativo, tive a alegria de ordenar esta manhã, na Basílica de São Pedro, trinta novos sacerdotes para a Diocese de Roma. Invoquei sobre cada um deles o Espírito Santo que, com uma singular graça sacramental, os constituiu ministros de Cristo Bom Pastor, para que os fiéis, mediante a Palavra e os Sacramentos, «tenham vida e a tenham em abundância» (Jo 10, 10).[2] (São João Paulo II)
Nesta mesma ocasião, em 03/05/1998, o Papa São João Paulo II pediu para que se rezasse pelos jovens presbíteros. Vejamos:
Convido todos a orar por estes jovens presbíteros e para que, em Roma e no mundo inteiro, sejam numerosos aqueles que respondem com generosidade à chamada do Senhor, oferecendo a própria vida ao serviço do Evangelho. [3] (São João Paulo II)
Nesta mesma ocasião, em 03/05/1998, o Papa São João Paulo II orientou que é importante valorizar e rezar por todas as vocações e apresentou Maria como exemplo e modelo de intercessora. Vejamos:
No início do mês de Maio, Maria apresenta-se-nos como modelo de todas as vocações: não só dos que aceitam o convite a consagrar-se totalmente a Deus e ao advento do seu Reino, mas também de quem deseja testemunhar a própria fé na vida conjugal e no exercício de uma profissão.
Nossa Senhora, como também o próprio Jesus, viveu estas duas dimensões da atividade humana, numa síntese singular e perfeita. Como esposa de José e mãe de Jesus, foi dona de casa em Nazaré, empenhada na criação e educação do seu Filho segundo a vontade de Deus. E quando Ele deixou a casa e o trabalho de carpinteiro para se dedicar totalmente à obra de salvação que Lhe fora confiada por Deus Pai, ela seguiu-O com profunda fidelidade até à Cruz e Ressurreição, tornando-se modelo e mãe da Igreja.
Dirijamo-nos a Maria com confiança. O Senhor não deixará, por intercessão da sua Mãe, de suscitar numerosas e santas vocações, ao serviço do Reino de Deus no nosso tempo. [4] (São João Paulo II)
Por ocasião do Capítulo Geral dos Oblatos de São José em 17/02023, o Papa São João Paulo II, motivou os participantes a seguir o exemplo de São José e exortou-os a um empenho missionário e apostólico compartilhado entre Religiosos e Leigos, o qual o Papa classifica como indispensável e de uma nova e inédita possibilidade que Deus nos oferece. Vejamos:
“A vossa atividade situa-vos no centro da Igreja. De facto, o carisma de Oblatos de São José exige que reproduzais na vida e no apostolado o ideal de serviço da mesma forma como o viveu o Guardião do Redentor. Ele, juntamente com a sua santa Esposa, estabeleceu uma inefável familiaridade com o Verbo encarnado, que tinha continuamente sob o seu olhar. Eis, por conseguinte, o estilo de vida simples e ativo que desejais levar, difundindo a devoção a São José com a pregação, as publicações e, sobretudo, com o testemunho apostólico. Esta é a típica missão pastoral que desempenhais em ambientes humildes, no meio de pessoas pobres, imitando o artesão de Nazaré, que protegeu Jesus e o apoiou na preparação para a grande tarefa da Redenção…
A característica típica do vosso ministério é a formação humana e religiosa da juventude, privilegiando a catequese e trabalhando ativamente nos centros juvenis e nas escolas, nas paróquias e nos oratórios, nos movimentos e nas associações. Assim como o semeador sabe escolher o terreno adequado para cada tipo de semente, também vós procurais aprofundar o conhecimento dos jovens que a Providência vos faz encontrar, a fim de os poderdes ajudar a maturar na respectiva vocação. Esta é a vossa missão. Pode-se dizer que o Oblato de São José é por constituição um catequista, que educa evangelizando com um estilo simples, claro e incisivo. Sabei falar ao coração dos jovens, propondo-lhes de maneira audaz o Evangelho. Fazei com que amem a Igreja. Persuadi-vos de que quanto mais eloquente for o testemunho do vosso exemplo tanto mais aceite será a vossa palavra.
Para responder às exigências hodiernas da evangelização, vai-se tornando cada vez mais indispensável a colaboração dos leigos. Não se trata apenas de uma necessidade operativa proporcionada pela redução do pessoal religioso, mas de uma nova e inédita possibilidade que Deus nos oferece. A época que estamos a viver pode ser chamada, em certos aspectos, a época dos leigos. Sabei, por conseguinte, abrir-vos ao contributo dos leigos. Ajudai-os a compreender as motivações espirituais do serviço que eles prestam ao vosso lado, para que sejam aquele “sal” que dá à vida o sabor cristão e aquela “luz” que resplandece nas trevas da indiferença e do egoísmo. Como leigos fiéis à própria identidade, eles são chamados a animar cristãmente a ordem temporal, transformando de forma ativa e eficaz a sociedade de acordo com o espírito do Evangelho”.[5] (Papa São João Paulo II)
4 Reflexão e Partilha
Partilhar sobre as os ensinamentos do Papa São João Paulo II contidos nesta Semente e Josefina.
5 Compromisso do Mês
Rezar pelas vocações como nos pediu o Papa São João Paulo II. Procure saber como pode participar das orações e ações em prol das vocações que ocorrem em sua comunidade.
6 Oração Final
[1] Papa São João Paulo II. Oração REGINA CAELI. 3 de Maio de 1998
[2] Papa São João Paulo II. Oração REGINA CAELI. 3 de Maio de 1998
[3] Papa São João Paulo II. Oração REGINA CAELI. 3 de Maio de 1998
[4] Papa São João Paulo II. Oração REGINA CAELI. 3 de Maio de 1998
[5] Papa São João Paulo II. Capítulo Geral dos Oblatos de São José em 17/02023.
