1 Acolhida
2 Oração Inicial
3 Tema do Mês
São José, uma vida consagrada ao serviço de Jesus.
“Às pessoas de todas as partes do mundo e em particular aos jovens, aos quais se dirige em grande parte o vosso apostolado, vós ensinais com a vida e com as palavras que o exemplo de José de Nazaré, consagrado plenamente ao serviço de Jesus, ainda é o caminho mais simples, mais seguro e mais fascinante para realizar plena e jubilosamente a vida e a vocação cristã”. [1] (Papa Francisco)
Em 31/08/2018, o Papa Francisco recebeu no Vaticano, os participantes no Capítulo Geral dos Oblatos de São José. Naquela ocasião ele destacou a importância do Capítulo Geral e destacou alguns aspectos muito importantes para que a Família Josefino-Marelliana possa realizar plenamente sua vocação cristã. Vejamos.
(1) “A missão que vos foi transmitida pelo Fundador, São José Marello, manifesta o vosso peculiar carisma de reproduzir na vida e no apostolado o ideal de serviço, do modo como o viveu São José de Nazaré”. Ouçamos o Papa Francisco: [2]
O Capítulo Geral de um Instituto de vida consagrada é um especial momento de graça, certamente para os seus membros e as suas comunidades, mas também além deles, para muitas realidades eclesiais, paróquias, famílias, agregações laicais de vários modos ligadas. A missão que vos foi transmitida pelo Fundador, São José Marello, manifesta o vosso peculiar carisma de reproduzir na vida e no apostolado o ideal de serviço, do modo como o viveu São José de Nazaré. Começando pela imitação do seu estilo de vida discreto, humilde e laborioso. Ele viveu com fidelidade e simplicidade a sua vocação de guardião de Maria e de Jesus. Esteve próximo da sua Esposa nos momentos jubilosos e nos difíceis, e juntamente com Ela estabeleceu uma maravilhosa familiaridade com Jesus, que nunca perdia de vista.
(2) “Deus se serve de todos, preferindo os mais pequeninos e humanamente desprovidos, para implantar e fazer crescer o seu Reino”. Ouçamos o Papa Francisco: [3]
Ricos da simplicidade laboriosa de São José, estais chamados a ser no mundo testemunhas de uma mensagem peculiar, de uma consoladora boa notícia: ou seja, que Deus se serve de todos, preferindo os mais pequeninos e humanamente desprovidos, para implantar e fazer crescer o seu Reino. A perspectiva de servir Jesus na Igreja e nos irmãos, com particular atenção aos jovens e aos mais humildes, possa orientar sempre a vossa vida e a vossa alegria. Que vos inspirem nisto as palavras do vosso Santo Fundador, que são sempre de grande atualidade: «Pobres Josefinos do Hospício para Doentes, sacerdotes menores, nada sois e não ocupais nenhuma daquelas que se consideram posições para o futuro, e, no entanto, o Senhor serve-se até de vós para o bem das almas. Dizei também: “Servi inutiles sumus” [“somos servos inúteis”], mas ide em frente, desempenhando a parte que a vontade divina, por meio de quem a representa, vos confia dia após dia; e que também os homens “videant opera vestra bona et glorificent Patrem vestrum qui in coelis est” [“vejam as vossas boas obras e deem glória ao vosso Pai que está nos céus”]» (Epistolário, Carta 241).
(3) “Encorajo-vos a continuar a viver e a trabalhar na Igreja e no mundo com as virtudes simples e essenciais do Esposo da Virgem Maria”. Ouçamos o Papa Francisco: [4]
Portanto, encorajo-vos a continuar a viver e a trabalhar na Igreja e no mundo com as virtudes simples e essenciais do Esposo da Virgem Maria: a humildade, que atrai a benevolência do Pai; a intimidade com o Senhor, que santifica toda a obra cristã; o silêncio e o escondimento, unidos ao zelo e à laboriosidade a favor da vontade do Senhor, no espírito daquela feliz síntese que Marello vos deixou como lema e programa: «Sede cartuxos em casa e apóstolos fora de casa». Este ensinamento, sempre vivo no vosso espírito, chama todos vós, estimados irmãos, a conservar nas casas religiosas um clima de recolhimento e de oração, favorecido pelo silêncio e por oportunos encontros comunitários. O espírito de família consolida a união das comunidades e da Congregação inteira.
(4) “O exemplo de José de Nazaré, consagrado plenamente ao serviço de Jesus, ainda é o caminho mais simples, mais seguro e mais fascinante para realizar plena e jubilosamente a vida e a vocação cristã”. Ouçamos o Papa Francisco: [5]
São José Marello exortava os seus filhos espirituais a pôr em primeiro lugar o amor e a obediência aos ensinamentos e às diretrizes do Sumo Pontífice. Aqueles eram tempos de racionalismo intolerante de qualquer dogma espiritual; a nossa época é de relativismo alastrador que mina na base o edifício da fé e despoja de significado a própria ideia de fidelidade cristã. Portanto, é mais atual do que nunca o mandato do vosso Fundador, a sermos em toda a parte testemunhas de amor e de fidelidade a Cristo e à sua Igreja. Às pessoas de todas as partes do mundo e em particular aos jovens, aos quais se dirige em grande parte o vosso apostolado, vós ensinais com a vida e com as palavras que o exemplo de José de Nazaré, consagrado plenamente ao serviço de Jesus, ainda é o caminho mais simples, mais seguro e mais fascinante para realizar plena e jubilosamente a vida e a vocação cristã. Diante de uma cultura superficial que exalta a posse dos bens materiais, prometendo a felicidade através de perigosos atalhos, vós não deixais de estimular os jovens a temperar o espírito e a formar uma personalidade madura, capaz de força mas também de ternura. E a maior alegria é falar aos jovens de Jesus Cristo, lendo com eles o Evangelho, confrontando-o juntamente com a vida… Este é o caminho melhor para construir um futuro sólido.
(5) Naquela ocasião o Papa nos motivou para a devoção aos Santos Josés. “A intercessão dos dois Josés, o Padroeiro da Igreja universal e o vosso Fundador…”. Ouçamos o Papa Francisco: [6]
A intercessão dos dois Josés, o Padroeiro da Igreja universal e o vosso Fundador, torne frutuoso o trabalho do Capítulo. Sustenha a missão da Família Marelliana: Oblatos, Oblatas, agregados e leigos que compartilham a vossa espiritualidade. Abençoo todos vós de coração e peço-vos, por favor, que rezeis por mim.
4 Reflexão e Partilha
Partilhar sobre as os ensinamentos do Papa Francisco contidos nesta Semente de Espiritualidade Josefina.
5 Compromisso do Mês
Em família ou na comunidade, rezemos pelo êxito do Capítulo Geral dos Oblatos de São José que ocorrerá em agosto de 2024, consagrando-o à Santíssima Virgem e aos Santos Josés.
6 Oração Final
[1] Papa Francisco. Discurso aos participantes no Capítulo Geral dos Oblatos de São José. 31/08/2008
[2] Idem.
[3] Idem.
[4] Idem.
[5] Idem.
[6] Idem.
