Este é um artigo publicado na revista “Joseph” na Itália, de 23 de dezembro
INICIATIVAS NO ANO DE SÃO JOSÉ
Muitas propostas em preparação começam a se tornar realidade
As iniciativas para o Ano de São José estão se multiplicando nas diversas partes da Igreja, na Itália e no exterior. A proclamação do Ano de São José aparece em vários sites diocesanos (Livorno, Como, Bolonha, Milão), bem como em jornais semanais.
Na Itália, em 27 de dezembro, domingo da Sagrada Família, o Bispo de Nola, Dom Francesco Marino, planejou celebrar a proclamação do Ano de São José do santuário de San Giuseppe vesuviano: “Querendo, como igreja diocesana, colocar um primeiro sinal comum de acolhida e adesão ao ano jubilar, convido-os a participar, pelo menos espiritualmente, da celebração eucarística que, em 27 de dezembro p.v, festa da Sagrada Família, às 18h30, presidirei a paróquia de San Giuseppe, na cidade de San Giuseppe Vesuviano. Em espírito de comunhão, peço aos párocos de suas paróquias que encorajem iniciativas semelhantes no mesmo dia, e talvez ao mesmo tempo”.
Em El Salvador, o Arcebispo de San Salvador, Monsenhor Luis Escobar Alas, falou imediatamente sobre o assunto em uma entrevista coletiva no dia 21 de dezembro.
No Peru, o Arcebispo de Lima, Dom Carlos Castillo Mattasoglio, aceitou o convite para inaugurar o ano de São José, falando na igreja paroquial de São José Obrero, em Barranco.
Nas Filipinas, o Arcebispo Gilbert Garcera de Lipa planejou abrir o Ano de São José no domingo 27 de dezembro no Santuário Arquidiocesano de São José Patriarca, na cidade de São José, durante a missa da tarde, às 17h. Três de nossos confrades Oblatos foram convidados por ele para trabalhar e organizar o programa da Arquidiocese de Lipa para este ano de São José.
Em Moçambique, em 22 de dezembro”, escreve o Padre Devanil Ferreira, coordenador da missão, “os confrades Oblatos de São José tiveram a alegria de celebrar o Natal para os religiosos consagrados da Diocese de Tetê, e também de abrir o Ano de São José, e o melhor lugar foi justamente a paróquia de São José em Tetê, onde os Oblatos trabalham há quase 7 anos, primeiro com o Padre Angel Romano, depois com o Padre Salomão Obiuto e o Padre Dante Angel. Foi um momento de alegria e celebração com a presença dos religiosos e religiosas e dos padres diocesanos, ao redor do bispo Diamantino que os encorajou e exortou a continuar a missão neste ano de São José.
As intervenções estão agora sendo planejadas para uma celebração efetiva deste importante momento.
Do Centro de Espiritualidade Josefina de Apucarana, Brasil, dirigido pelo Padre José Antonio Bertolin, aqui estão as propostas para este ano especial: 1. Usar as mídias digitais, particularmente o youtube e o google-meet para dar formação sobre a teologia de São José através dos temas propostos; 2. Por ocasião da comemoração do 20º aniversário da canonização de São José Marello, desenvolver sete temas sobre a espiritualidade Josefina de Marello; 3. Aprofundar a Carta Apostólica com um Coração de Pai, comentando os sete temas da carta; 4. A cada 19 do mês dedicar o dia ou algumas horas adorando Jesus na Eucaristia com São José, com um itinerário de orações. 5. Organizar o Simpósio Internacional de São José.
As iniciativas da Família Josefina Marelliana serão articuladas sobre os três aspectos da vida cristã que são: a) o anúncio; b) a liturgia; c) as obras sociais.
Os Josefino de Murialdo lançaram uma série de propostas, em colaboração com outras congregações interessadas, como a nossa: dar destaque a São José através de cartazes e fotografias; conferências para dar a conhecer a carta pontifícia; propor a indenção do ano às dioceses, organizações religiosas diocesanas e nacionais; retiros, exercícios para religiosos e leigos sobre São José; dar a conhecer São José aos jovens; valorizar os santuários de São José e pedir aos bispos diocesanos que nossos santuários sejam reconhecidos como santuários diocesanos, ou lugares para celebrações Josefinas das dioceses; produzir pequenas imagens, medalhas, estátuas e gadgets; ter em mente as festas: Sagrada Família, 19 de março, 1° de maio; melhorar as quartas-feiras, melhorar o dia 19 de cada mês; desenvolver um slogan congregacional; divulgar os relatórios da Convenção sobre o Patronato de São José apresentada em 5 e 6 de dezembro passado; um número da revista Vita giuseppina inteiramente dedicado a São José; artigos sobre a carta apostólica; ter em comunidade periodicamente esboços de temas sobre São José seguindo a carta apostólica; possíveis concursos de poesia, desenhos e orações sobre São José em escolas, oratórios, paróquias, obras sociais; criar uma comissão nas províncias para acompanhar essas atividades; pensar em um evento on-line para a congregação; dar mais atenção na formação inicial a São José começando pelos temas: nossos santos e São José, a Regra e São José, educação e São José.
Para baixar a versão impressa do artigo no formato preparado pela Revista Joseph, clique aqui.
